Modelo de Negócio como Base da Inovação

Publicado por em 29 de janeiro de 2018

Como a JVC mudou seu modelo de negócio para tomar o mercado de Vídeo K-7 da Sony?

VCR Ampex 1956

A primeira empresa a desenvolver um aparelho de gravação imagens em fita magnética foi a AMPEX no final da década de 1950. Esta empresa produziu e comercializou um equipamento com todas as características dos aparelhos VCR que viriam a dominar o mercado no futuro. O modelo de negócio da AMPEX colocava as grandes redes de TV como seu principais clientes.

A AMPEX fez a arrojada projeção que venderia cerca de 200 aparelhos VCR no mundo todo. O foco da empresa eram grandes redes de TV que poderiam investir num gravador de grande porte.

Empresas como Sony, JVC, RCA, Telefunken, Thomson, Thorn, RCA e GE identificaram que a tecnologia desenvolvida na AMPEX tinha um potencial muito maior do que atender apenas as grandes redes de televisão. Estas empresas iniciaram uma corrida no início da década de 1960 para conseguir colocar no mercado o primeiro aparelho doméstico de gravação de vídeo. O objetivo era ter um equipamento que pudesse ser comprado e utilizado por uma família de classe média.

Quem chegou primeiro ao mercado foi a Sony com seu padrão Beta Max no início da década de 70. Poucos meses depois da JVC lança o seu produto com o padrão VHS. As demais empresas demoraram a lançar seus produtos e não conseguiram colocar produtos de sucesso no mercado.

O produto da Sony chegou antes ao mercado e tinha um padrão de qualidade melhor que o JVC. Como resultado o mercado de VCR se dividia desta forma na metade da década de 70.

Neste ponto a JVC percebeu que enfrentar a Sony apenas com base em produto seria uma batalha difícil de ser vencida. A empresa buscou alternativas estratégicas para enfrentar sua concorrente. A mudança veio com o seguinte questionamento.

E se nossos concorrentes fossem nossos aliados?

A resposta a esta pergunta transformou o modelo de negócio da JVC. A empresa buscou as empresas que haviam ficado de fora do mercado de VCR por falta de produto e ofereceu licenciar o seu padrão VHS. Cada desta parceria poderia desenvolver sua própria linha de produto com base no padrão VHS. As receitas da JVC passariam a vir da venda dos produtos da marca e dos royalts pagos pelos concorrentes transformados e distribuidores de sua tecnologia. Como resultado desta mudança da estratégia:

Nos 20 anos de disputa de formato e produtos houve muito investimento em desenvolvimento tecnológico e melhoria de produtos. Mas foi uma mudança no modelo de negócio que fez com que a cadeia de fornecedores da Sony entrasse em colapso devido à baixa demanda.

Inovando nos componentes do modelo de negócio

Muitas vezes ficamos restritos a pensar em inovações focando apenas nas características técnicas dos produtos e serviços. A a inovação é muito mais ampla e pode ser aplicada em todos os componentes do modelo de negócio.

Veja alguns exemplos na tabela abaixo de como empresas estabeleceram vantagens competitivas inovando em diferentes componentes do modelo de negócio.

Componente do modelo de negócio Inovação
Clientes: quais são os clientes / mercados alvo de nossa inovação. Circos tradicionais tinham um público tradicional focado em famílias com crianças. O Cirque du Soleil mudou seu foco para adultos que apreciavam show de teatro e ópera.
Proposta de valor: quais os produtos serão fornecidos aos clientes e como eles atenderão as necessidades e eliminarão as dores do mercado. A Apple consegui estabelecer vantagem competitiva de seu iphone com base na percepção de superioridade de seu produto sobre os concorrentes.
Canais de distribuição: como nossos produtos serão entregues ou disponibilizados para nossos clientes A Netflix começou competindo como uma locadora tradicional, mas mudou seu foco para distribuir conteúdo através da web.
Canais relacionamento com os clientes: como nossos clientes terão acesso para conhecer e se relacionar com a nossa empresa e desenvolver relações comerciais. A Amazon revolucionou o mercado mudando o paradigma de venda em de livros em livrarias para venda eletrônica.
Receitas: como e pelo que os clientes pagam. Como a proposta de valor é remunerada no relacionamento com os clientes. Quando a Xerox lançou sua primeira máquina de cópia em 1950 ela tentou vender as máquinas. O mercado rejeitou a novidade. A Xerox passou então a alugar as máquinas e cobrar por folha impressa. Este modelo de sucesso perdurou até o vencimento da patente do sistema de foto cópia.
Recursos críticos: quais são os recursos necessários tornar o negócio uma realidade (físicos, competências, tecnológicos, financeiros…) A Uber ganha dinheiro no mercado de transporte individual de passageiros sem ter frotas de carro, seu recurso crítico é um sistema de relacionamento entre passageiros e motoristas.
Atividades críticas: quais as atividades e processos críticas para gerar valor para o cliente e operar o negócio. A Ford dominou a indústria do automóvel no início do século XX com a invenção da linha de produção.
Parceiros chave: quem são as entidades externas que fornecem recursos críticos que nossa empresa transforma em valor para o cliente. A JVC transformou os concorrentes em empresas licenciadas para sua tecnologia VHS e tirou a lideranças de VCR da Sony na década de 80.
Custos: quais são os principais custos e despesas da nossa empresa A Toyota dominou o mercado americano a partir da década de 80 com base na capacidade de oferecer produtos de alta qualidade a baixo custo por meio da filosofia lean de produção (TPS).

Quer conhecer mais sobre modelo de negócio canvas? Clique aqui para assistir ao vídeo do criador do modelo canvas.

Você pode fazer mudanças radicais no seu negócio e mercado sem alterar de forma significativa o seu produto ou serviço. Mudanças no modelo de negócio podem transformar de forma disruptiva as regras de competição. Estas mudanças levam a sua empresa a estabelecer vantagens competitivas que não podem ser copiadas pelos seus concorrentes.

Categorizados em: , , , , ,