Como assegurar a execução da estratégia

Publicado por em 15 de abril de 2022

(Carlos Bastos – 13/abril/22)

 

Para atingir resultados significativos, você deve fazer duas coisas principais: definir uma estratégia ou plano e ter a habilidade de executá-la.

Quando tratamos com empresas, independentemente do tipo, um grande desafio é desdobrar adequadamente a estratégia para todos os níveis.

No entanto, um desafio maior ainda é fazer com que as pessoas executem a estratégia no nível de excelência que a empresa necessita.

Algumas razões para haver falha na execução da estratégia são:

  • Objetivo não é claro – as pessoas não entendem a meta que devem atingir e quanto mais distantes estão do topo da organização, menor é a clareza;
  • Falta comprometimento com a meta – conhecem a meta, mas não tratam com prioridade;
  • Falta estabelecer responsabilidade – as pessoas não são responsabilizadas pelo progresso da meta;
  • Falta definir ações específicas – as pessoas não têm ideia clara do que deve ser feito para atingir a meta.

Pode-se tratar esses pontos como consequência de falta de confiança, processos ruins, sistemas de gestão e de tomada de decisão inadequados.

 Será preciso ter uma estratégia para mudar comportamentos, porque a execução da estratégia exigirá que as pessoas façam coisas diferentes, mudem seus hábitos.

Como assegurar a execução da estratégia?

Aqui vão 4 regras práticas:

  1. Focar no que é extremamente importante – defina uma ou duas metas relevantes e as pessoas vão ter clareza do que é prioridade realmente. Muitas metas diluem os esforços e dificultam atingir os resultados.
  2. Agir sobre as medidas de processo – meça as ações de maior impacto que devem ser feitas para atingir a meta. Medidas de processo devem ser preditivas sobre o atingimento da meta e podem ser influenciadas pela equipe. Se sua meta é perder peso, uma medida de processo pode ser acompanhar o limite de calorias diárias ingeridas.
  3. Manter registro visual das medidas de processo – a equipe deve participar da definição das medidas e ela própria registrar os resultados. Isso gera engajamento e senso de propriedade.
  4. Criar uma rotina de acompanhamento – a equipe faz uma reunião rápida e objetiva, com uma frequência definida, para avaliar os resultados. Os membros analisam se o que estava previsto foi feito, se as atividades realizadas estão contribuindo para os resultados esperados e estabelecem as próximas ações. Isso gera comprometimento e permite se adaptar aos desafios e oportunidades que surjam.

Em resumo, ao adotar essas práticas, as pessoas sabem qual é a meta, sabem o que devem fazer para atingi-la, acompanham o desempenho regularmente e assumem a responsabilidade pelos resultados.

“Para alcançar um objetivo que você nunca alcançou antes, você deve começar a fazer coisas que nunca fez antes” – Jim Stuart.

 

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Fonte:

The 4 Disciplines of Execution – Chris McChesney, Sean Covey and Jim Huling

 

 

 

 

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