Como traduzir os métodos lean da manufatura para processos administrativos
10 de março de 2022(Carlos Bastos – 09/março/22)
Em meu post anterior (A mentalidade enxuta nos processos administrativos – Link post) abordei que os desperdícios também estão presentes no ambiente administrativo e, portanto, a mentalidade enxuta pode ser ali aplicada já que seu foco é a eliminação dos desperdícios.
No entanto, o que observo é que existe resistência do pessoal administrativo quanto à implementação dos métodos lean em suas áreas.
Minha experiência tem mostrado que um fator que contribui para isso é quando a abordagem é feita com ênfase em terminologias e métodos que funcionam muito bem na manufatura – takt time, kanban, redução de tamanho de lote.
Outro ponto de resistência está na argumentação de que os processos administrativos lidam com muitas situações diferentes e muitas variáveis. Mas isso ocorre na manufatura também e obtém-se resultados significativos.
O que se observa na prática é que a maior parte da variabilidade é gerada por falhas do próprio processo. Portanto, é algo controlável e livrar-se dela está na essência do pensamento enxuto.
Outro argumento é que “fazemos nossa parte muito bem, mas os problemas surgem nas áreas de interface, pois o processo envolve outros departamentos e o lean não tem como ajudar”.
Na minha experiência, resolvemos essa questão fazendo com que todas as áreas envolvidas participem do detalhamento e da análise do processo. Embora o foco esteja em uma área específica, seus fornecedores e clientes comporão a equipe de trabalho na busca da melhoria do processo.
Assim, para vencer essa resistência quanto à aplicação dos métodos lean aos processos administrativos, devemos enfatizar que o objetivo é trabalhar na criação de um fluxo de informações regular, contínuo e previsível ao longo do processo como um todo.
Como esse objetivo será alcançado na prática?
De forma sucinta, segue um roteiro básico:
- Defina o processo que será foco da melhoria e por quê.
- Forme uma equipe multifuncional – componentes do processo, clientes, fornecedores e áreas de apoio.
- Sensibilize a equipe com conceitos e princípios lean básicos.
- Estabeleça o escopo e a meta a atingir, validando com a liderança das áreas.
- Faça o mapeamento do processo atual – como está sendo executado. Considere um caso real em que tudo ocorreu como deveria.
- Com base na experiência das pessoas, com outros casos reais, inclua no mapa problemas e erros que ocorreram, nas diversas etapas do processo.
- Priorize os problemas a serem solucionados, considerando a contribuição para a meta estabelecida.
- Encontre a causa raiz de cada problema priorizado e defina ações para sua eliminação.
- Crie um plano de ação para implementação das ações e acompanhe.
O método e ferramentas lean surgirão ao longo de cada passo, dentro de um contexto que torna seu entendimento e aplicação naturais.
Não deixe que os jargões se sobreponham ao princípio maior do lean – criar um fluxo regular, contínuo e previsível de informações e de materiais, em qualquer tipo de processo.
Fonte:
Yes, You Can Implement Lean in the Office – Rick Bohan
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