LEAN X AGIL
31 de março de 2021(Carlos Bastos – Mar/21)
Há algum tempo li alguns artigos e posts tratando de similaridades e diferenças entre “Lean” e a Metodologia Ágil (Agile). Alguns até falando em Metodologia Lean Agile.
Na grande maioria dos casos, esses temas estavam relacionados com a área de TI, de onde se originou o“Agile”. Os autores buscavam argumentar sobre a aplicação conjunta das duas metodologias como forma de alavancar resultados.
Meu ponto de vista é concordante com esses autores, ou seja, para a área de TI são metodologias complementares. Basta ver que o Kanban, originário no “Lean”, é uma das ferramentas que foram adaptadas e incorporadas pela Metodologia Ágil.
Tenho experiência com a aplicação do “Lean” em processos de TI com excelentes resultados. Assim como, é sabido que a Metodologia Ágil tem impactado de forma positiva e significativa o desenvolvimento de softwares.
Não pretendo entrar nessa seara. No entanto, me chama a atenção quando vejo falar de “Lean Agile” nas linhas de produção.
O questionamento que me faço é: “Lean Manufacturing” não tem tudo a ver com agilidade?
Pensando nisso, resolvi elaborar um pouco sobre esse assunto.
Pelo fato de dizermos que o objetivo do “Lean” é a eliminação de desperdícios, muitas empresas estabelecem como foco de sua iniciativa “Lean” a redução de custos, quando a visão correta deve ser criar capacidades.
Mais do que o aumento da disponibilidade de recursos, desenvolver a capacidade de inovação, de colaboração e de agilidade, difíceis de serem copiadas pelos competidores. Estas serão a base para adicionar novos mercados e novos clientes ao portfólio da empresa.
Essas capacidades permitirão que a empresa responda de forma mais rápida e efetiva às demandas dos clientes, à introdução de novos produtos e às mudanças no ambiente – pandemias, choques do petróleo, catástrofes naturais.
Os conceitos, métodos e ferramentas preconizados para serem aplicados em uma iniciativa “Lean” fornecem os meios para desenvolver essas capacidades.
Vamos ver alguns deles, que podem ser relacionados com agilidade:
• Autonomia e engajamento dos empregados: significa delegar, para quem executa, a possibilidade de atuar na correção de desvios na fonte, assim que surjam, e gerar ideias de melhoria;
• Organização do local de trabalho (5S): permite enxergar rapidamente as anormalidades, se o processo está sob controle ou não, e atuar imediatamente;
• Gestão visual: expor visualmente o desempenho no “genba”, o que propicia a identificação de desvios e problemas para serem atacados de forma rápida;
• Gestão da rotina: reunião diária rápida, no início dos turnos, para alinhar informações e resultados e definir prioridades. Coloca e mantém todos “na mesma página” e unifica a direção a seguir e as ações a tomar;
• Redução de setup: o ganho de tempo na preparação dos equipamentos aumenta a velocidade para realizar a troca de produto na linha, bem como a flexibilidade e o tempo disponível para a produção;
Vamos considerar a comparação entre duas empresas que aplicam o “Lean”. Uma delas responde as demandas de seus clientes em uma semana, ao passo que a outra, reponde em um dia.
Não podemos dizer que uma é mais “enxuta” do que a outra, mas sim que é mais ágil, agilidade essa obtida através da implementação dos conceitos e ferramentas “Lean”.
Podemos considerar que a empresa mais ágil é mais competitiva, podendo até comandar preço por ser capaz de dar uma resposta rápida aos clientes.
Como consequência, essa agilidade pode ser associada a melhores resultados.
As empresas são instigadas, com certa frequência, a adotar novas metodologias e tecnologias e ficam tentadas a fazê-lo, na busca de resultados imediatos.
Como Consultoria em Excelência Empresarial, orientamos as empresas a se prepararem para uma jornada “Lean” entendendo que se trata de uma corrida sem linha de chegada, e que os resultados virão naturalmente através de processos robustos, pessoas engajadas e propósito claro.
Fontes:
Is Agility More Important than Lean? – Rick Bohan
Different Agile Methodologies: Find Which One Fits Best Your Needs – Pavel Naydenov
Lean e Agile: O que a combinação dessas metodologias pode agregar ao negócio – Bruno Yudi – Computerworld
Diferenças básicas entre Lean e Agile – Semeru Blog
Lean Agile: 5 melhores práticas para implementar essa metodologia – Lasermec Blog
Categorizados em: Ambiente para Inovação, Criatividade, Desenvolvimento de Produto, Empreendedorismo, Excelência na gestão, Lean, Modelo de Negócio