Feedback x Feedforward?

Publicado por em 14 de outubro de 2021

(Carlos Bastos – 13/outubro/21)

O desenvolvimento de um Líder Lean abrange os seguintes aspectos:

  • Autodesenvolvimento – desenvolver as habilidades para a melhorar continuamente e respeitar as pessoas;
  • Desenvolver as pessoas – preparar as pessoas para terem a capacidade de contribuir de maneira adequada com a empresa e se desenvolverem;
  • Melhoria contínua – esforçar-se para atingir o nível de kaizen diário;
  • Desdobrar a estratégia – estabelecer metas desafiadoras alinhadas com a visão do negócio.

 

O aspecto que vamos tratar é a responsabilidade de desenvolver as pessoas e ajudá-las a melhorar seu desempenho profissional e pessoal.

 

O bom gestor deve ser um educador e um mentor, extraindo de sua equipe as melhores habilidades de cada membro, com respeito, valorização e reconhecimento.

 

Prover feedback é o mecanismo utilizado, tradicionalmente, pelos Líderes para informar seus subordinados como está o desempenho deles em relação ao que era esperado. Isso significa que o foco é no passado, no que ocorreu. É uma abordagem estática e limitada.

 

Um outro enfoque, que parece mais produtivo, é que o Líder utilize o feedforward, ou seja, dê sugestões para o desempenho futuro de seus liderados, enfatizando conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas/melhoradas. Uma abordagem mais dinâmica.

 

O conceito foi elaborado por Marshall Goldsmith, uma das principais referências em desenvolvimento pessoal no mundo.

 

A mentalidade enxuta pressupõe que as pessoas tenham maior responsabilidade pelos processos que executam e pelas melhorias no seu trabalho, devendo desenvolver habilidades para enxergar desperdícios e resolver problemas através de técnicas adequadas.

 

Na minha visão, o feedforward está mais alinhado com a mentalidade enxuta, a qual está associada com uma cultura de ganho de conhecimento e melhoria contínua, realizada através das pessoas.

 

O quadro abaixo faz uma comparação entre esses dois mecanismos:

 

Feedback Feedforward
Foco no passado Foco no futuro
Pode ser considerado como crítica Considerado como sugestão
Interpretado como algo pessoal Impessoal – conselho objetivo
Para que atitudes não ocorram novamente Para prevenir certas atitudes
Corretiva / Contenção Preventiva / Melhoria
Trata de erros e falhas Foca em sugestões
Gera debate e questionamento Oferece ideias a serem avaliadas

 

O feedforward pressupõe dar sugestões para melhorar comportamentos e atitudes, desenvolver habilidades e novos conhecimentos. O objetivo é ajudar as pessoas a buscar mudanças positivas, que façam diferença em sua vida pessoal e profissional.

 

A intenção desse texto não é descartar o uso do feedback como forma de avaliação de desempenho, mas sim chamar a atenção para o potencial construtivo da aplicação do feedforward.

Uma comunicação de qualidade é fundamental em uma organização centrada na mentalidade enxuta. O uso do feedforward contribui para melhorar a qualidade da comunicação pela empresa, garantindo que a mensagem certa seja transmitida, dando foco naquilo que deve ser desenvolvido para o futuro, em vez de enfatizar os erros do passado.

 

 

 

 

 

Fonte:

Try Feedforward Instead of Feedback – Marshall Goldsmith

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