Feedback x Feedforward?
14 de outubro de 2021(Carlos Bastos – 13/outubro/21)
O desenvolvimento de um Líder Lean abrange os seguintes aspectos:
- Autodesenvolvimento – desenvolver as habilidades para a melhorar continuamente e respeitar as pessoas;
- Desenvolver as pessoas – preparar as pessoas para terem a capacidade de contribuir de maneira adequada com a empresa e se desenvolverem;
- Melhoria contínua – esforçar-se para atingir o nível de kaizen diário;
- Desdobrar a estratégia – estabelecer metas desafiadoras alinhadas com a visão do negócio.
O aspecto que vamos tratar é a responsabilidade de desenvolver as pessoas e ajudá-las a melhorar seu desempenho profissional e pessoal.
O bom gestor deve ser um educador e um mentor, extraindo de sua equipe as melhores habilidades de cada membro, com respeito, valorização e reconhecimento.
Prover feedback é o mecanismo utilizado, tradicionalmente, pelos Líderes para informar seus subordinados como está o desempenho deles em relação ao que era esperado. Isso significa que o foco é no passado, no que ocorreu. É uma abordagem estática e limitada.
Um outro enfoque, que parece mais produtivo, é que o Líder utilize o feedforward, ou seja, dê sugestões para o desempenho futuro de seus liderados, enfatizando conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas/melhoradas. Uma abordagem mais dinâmica.
O conceito foi elaborado por Marshall Goldsmith, uma das principais referências em desenvolvimento pessoal no mundo.
A mentalidade enxuta pressupõe que as pessoas tenham maior responsabilidade pelos processos que executam e pelas melhorias no seu trabalho, devendo desenvolver habilidades para enxergar desperdícios e resolver problemas através de técnicas adequadas.
Na minha visão, o feedforward está mais alinhado com a mentalidade enxuta, a qual está associada com uma cultura de ganho de conhecimento e melhoria contínua, realizada através das pessoas.
O quadro abaixo faz uma comparação entre esses dois mecanismos:
Feedback | Feedforward |
Foco no passado | Foco no futuro |
Pode ser considerado como crítica | Considerado como sugestão |
Interpretado como algo pessoal | Impessoal – conselho objetivo |
Para que atitudes não ocorram novamente | Para prevenir certas atitudes |
Corretiva / Contenção | Preventiva / Melhoria |
Trata de erros e falhas | Foca em sugestões |
Gera debate e questionamento | Oferece ideias a serem avaliadas |
O feedforward pressupõe dar sugestões para melhorar comportamentos e atitudes, desenvolver habilidades e novos conhecimentos. O objetivo é ajudar as pessoas a buscar mudanças positivas, que façam diferença em sua vida pessoal e profissional.
A intenção desse texto não é descartar o uso do feedback como forma de avaliação de desempenho, mas sim chamar a atenção para o potencial construtivo da aplicação do feedforward.
Uma comunicação de qualidade é fundamental em uma organização centrada na mentalidade enxuta. O uso do feedforward contribui para melhorar a qualidade da comunicação pela empresa, garantindo que a mensagem certa seja transmitida, dando foco naquilo que deve ser desenvolvido para o futuro, em vez de enfatizar os erros do passado.
Fonte:
Try Feedforward Instead of Feedback – Marshall Goldsmith
Tag: feedback, feedfoward, gestão, liderençaCategorizados em: Ambiente para Inovação, Empreendedorismo, Excelência na gestão, Lean