Como liderar a transformação do seu negócio

Publicado por em 23 de julho de 2021

João Alipio da Silva Costa

23/07/2021

Este é um caso real. Há alguns anos, um colega me solicitou apoio para estudar a viabilidade dele adotar um CRM – Customer Relationship Management para a sua unidade de negócio. Esse é um sistema caro e complexo e ele queria testar o valor dessa ideia para construir a proposta de investimento.

 

Depois de mergulhar fundo na situação do meu colega, a conclusão é que ele tinha muitas oportunidades na melhoria de coisas básicas. Por exemplo, as equipes não dispunham de uma lista de contato com os clientes que fosse completa, atualizada e compartilhada. Cada profissional da área guardava a sua lista de contatos como um ativo pessoal, não compartilhado. Pior, boa parte dessas listas estava desatualizada e tinha pouco ou nenhuma utilidade. Investir tempo e esforço somente na atualização e compartilhamento da lista de contatos já era um trabalho enorme para ser realizado e de muito valor para o negócio (e também cria uma condição básica para trabalhar com o CRM).

Existem várias formas de transformar o seu negócio. Entender claramente a sua situação atual é um fator chave de sucesso em todas essas formas. Mesmo testes e diagnósticos simples podem ser muito contributivos na fase inicial de planejamento da transformação.

 

Por exemplo, se você está buscando inovação e competitividade por meio da transformação digital, eu vou sugerir abaixo dois testes simples e rápidos para você ter uma percepção sobre a prontidão da sua organização para mudanças de sistemas.

Teste 1

1 – Selecione um arquivo que seja muito importante para o seu negócio que é gerado por um funcionário;

2 – Selecione outro funcionário que conheça a sua rede de armazenamento, mas não conheça o arquivo selecionado no passo anterior e nem a sua localização exata;

3 -Informe ao funcionário acima o conteúdo do arquivo e solicite que ele pesquise e localize o arquivo selecionado;

4 – Verifique quais as dificuldades enfrentadas para a localização do arquivo. A lógica do nome do arquivo e das pastas ajudou na localização? A forma como os arquivos estavam organizados foi favorável? Existiu dúvida sobre qual versão do arquivo utilizar?

Teste 2

1 – Vamos trabalhar com o mesmo arquivo do item anterior;

2 – Agora faça pesquisas utilizando o nome do arquivo de forma parcial (Exemplo: Se o arquivo está nomeado como fechamento_contabil_Jun_2020.ppt, pesquise nomes como fechamento_contabil_Jun_2020*.* e pesquise também por variações desse nome como fechamento_contabil_07_2020 e etc…;

3 – Relacione os arquivos e versões que você encontrou. Existe risco de um funcionário utilizar a versão errada? Qual o destino dos arquivos desnecessários ou obsoletos (serão apagados ou serão mantidos como lixo na rede?).

Esses dois testes podem ser feitos de forma simples e rápida. O resultado desses dois levantamentos, apesar de muito básicos, pode mostrar para você e sua equipe o grau de desafio que vocês enfrentarão para criar um ambiente digital de alta eficiência e produtividade.

 

Começar um grande programa de transformação digital numa cultura de falta de processos e organização básica aumentará muito o risco de você fazer um grande esforço e investimento e ficar frustrado com os resultados.

 

Apoiei muitos líderes de negócio que tinham dúvidas sobre como identificar os pontos críticos de melhoria para focar tempo e recursos. A análise dos processos, como base para levantar problemas e oportunidades, pode ser muito útil para ajudar você e o seu negócio fazerem investimentos nos pontos críticos para os seus resultados.

Uma vez adotadas as estratégicas de melhoria que você priorizou, será necessário desenvolver processos que sustentem e perenizem as inovações implantadas. Para você poder implantar um sistema que realmente gere valor para os clientes e resultado para o seu negócio você precisa ter processos robustos e bem conhecidos.

 

Processos robustos e bem conhecidos são gerados por pessoas e equipes engajadas e comprometidas com os clientes e com o negócio.  Antes de investir tempo e dinheiro em tecnologia, tenha certeza de que você investiu em competências e engajamento do seu time. Sem isso, todo o investimento financeiro em sistemas, máquinas e outros ativos será perdido ou terá baixo retorno.

 

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