Como estimular e potencializar a sua criatividade
17 de fevereiro de 2021Olá pessoal, tudo bem?
Nesse Post quero passar algumas experiências e dicas sobre um tema que sempre foi importante e atualmente se tornou ainda mais relevante que é …. a CRIATIVIDADE!!!!
Mas o que é CRIATIVIDADE?
Bem, para começar, a CRIATIVIDADE não é um dom… mas sim uma habilidade que pode ser estimulada, despertada, desenvolvida e treinada.
CRIATIVIDADE é a capacidade do ser humano de inventar, reinventar, ter uma ideia diferente e original e realizá-la. Diferente de outros seres vivos, conseguimos enxergar novas possibilidades, imaginar, sonhar antes mesmo que elas existam.
Ela se caracteriza pela capacidade das pessoas enxergarem o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções.
Para o psicólogo existencialista Rollo May, “a criatividade é o processo de trazer algo realmente novo à realidade”.
Cada vez mais, em um mundo globalizado que se transforma rapidamente e a cada dia aparecem novos cenários e crises, a criatividade se torna uma das principais competências exigidas no mercado de trabalho e nas empresas.
Mas como acontece esse processo CRIATIVO?
O processo CRIATIVO acontece a partir de combinações de estímulos. Quanto mais estímulos, mais o cérebro explora nossa CRIATIVIDADE.
Normalmente somos mais criativos quando temos uma necessidade importante, como enfrentar uma crise, uma dificuldade, resolver um problema, realizar um sonho, um projeto profissional, familiar ou pessoal.
Tenho lido, praticado e aprendido muito sobre esse tema, mas quero destacar esse livro: “O DNA do Inovador” de Jeff Dyer, Clayton M. Christense e Hal Gregersen.
De acordo com os autores, o comportamento das pessoas mais inovadoras do mundo está ligado a 5 habilidades que são fundamentais para os inovadores:
- Capacidade de associação
As associações acontecem quando o nosso cérebro tenta processar informações de forma lógica e sequencial. Nesse processo, as informações que parecem fragmentas ou isoladas, se conectam e fazem sentido.
- Questionamento
Hábito de questionar, de modo a desafiar e não se acomodar com respostas rotineiras ou padrões. É bastante comum usar a frase ‘’O que aconteceria se mudássemos isso?”. Esse tipo de questionamento ajuda a entender como as coisas são, por que são dessa maneira e como podem ser alteradas.
- Observação
As observações são uma fonte de energia para explorar novas ideias e novas soluções.
Seja observador e sempre busque por “insights”. Procure ser detalhista e analisar todos os elementos, tais como: Produtos, Processos, Clientes, Tecnologias, Estruturas, Serviços.
- Networking
Use o seu tempo para testar ideias de forma ampla, através da sua rede de contatos, de forma a inserir diferentes expectativas, necessidades, bagagens culturais e perspectivas.
- Experimentação
Consiste em experimentar as novas ideais constantemente, explorando o mundo de forma sensorial e intelectual. Experimentar também inclui visitar novos lugares, pesquisar por coisas novas e aprender algo diferente todos os dias.
Dicas para ser criativo
Lembre dos momentos criativos
Lembre dos momentos que você teve criatividade e procure definir elementos, horários, locais, situações e sensações onde você percebe que teve mais criatividade e ideias.
Analise diferentes perspectivas
Em alguma atividade, trabalho ou projeto, procure enxergar o que poderia ter sido feito de diferente.
Uma revisão não apenas ajuda a detectar erros e inconsistências em um projeto, como também pode trazer maior clareza sobre todo o conteúdo trabalhado.
Aprecie as artes
Leia livros inspiradores, aprecie uma boa música, filmes, fotografias, pinturas ou qualquer outra coisa que desperte algo dentro de você. Use a criatividade dos outros como um combustível para a sua!
Exercite as suas habilidades
Tenha um hobby ou esporte que você adora e, quando o pratica, se entrega por completo. Qualquer tipo de aprendizado contribui para o enriquecimento das suas futuras ideias.
Não tenha medo de ficar sem fazer nada
Não menospreze as férias, pausas e seus momentos de ócio — eles são tão importantes para os seus resultados quanto os períodos em que está efetivamente trabalhando. É preciso deixar a mente descansar e reorganizar as ideias.
Se mantenha conectado e atualizado
Hoje, tudo se transforma com uma surpreendente fluidez e, por isso, é imprescindível que você se mantenha atualizado. Ser antenado ajuda você a sintonizar a sua criatividade com o que há de mais novo disponível, além de favorecer a criação de soluções úteis e a previsão de tendências.
Procure desafios
Saia da zona de conforto, crie objetivos, desafios diferentes.
Crie pequenos desafios diários, como mudar o seu trajeto para o trabalho, sair para caminhar ou treinar, mesmo sem muita disposição.
Em nossos workshops e treinamentos, temos utilizado os Jogos de Tabuleiro Modernos e LEGOs. Esses jogos melhoram o nível de retenção dos conhecimentos, criam desafios, criam sinergia e estimulam a criatividade para solucionar problemas e vencer os desafios.
55PRO Consulting
Na nossa consultoria 55PRO, o slogan é: Transformamos Criatividade em Resultados, pois acreditamos que a criatividade estimula e potencializa a transformação das pessoas, organizações e processos, gerando inovações e principalmente Resultados!!!!
Também quero convidá-lo a ler o nosso e-book gratuito sobre Provocações Criativas em Equipe. Espero que você goste!!! Dê o seu Like e feedback!!!!
Obrigado e até a próxima.
Tadeu Yoshida
Sócio Diretor 55PRO Consulting
Fontes:
O DNA do Inovador – Jeff Dyer, Clayton M. Christense e Hal Gregersen.
Criatividade S.A. – Edwin Catmull, Amy Wallace
Oportunidades Disfarçadas – Carlos Domingos
Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol Dweck, S. Duarte
Categorizados em: Ambiente para Inovação, Criatividade, Gestão da Inovação, Inovação