Como estabelecer metas significativas?

Publicado por em 22 de setembro de 2021

(Carlos Bastos – 21/setembro/21)

Definir objetivos e estabelecer planos de ação para atingi-los é um aspecto crítico do processo de Gestão Empresarial. Essa visão surgiu em 1954, quando Peter Drucker propôs a metodologia MBO – Management by Objectives (Administração por Objetivos).

Objetivos e metas fornecem um senso de direção para a organização e permitem que ela foque nos problemas.

Muitas vezes surge o debate sobre a diferença entre objetivo e meta, sendo associado ao aspecto de curto e longo prazo. Nesse texto, o entendimento é de que objetivo se refere à visão – o que se quer atingir, e meta está associada à execução e acompanhamento – medida quantitativa.

Em 1991, George Doran publicou o artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” (“Há uma forma inteligente de escrever metas e objetivos da administração”), propondo uma forma como os gestores deveriam pensar para estabelecer objetivos e metas.

O autor utiliza a palavra “smart” para criar um acrônimo, como aparece no título do artigo, indicando as características que devem estar presentes em um objetivo, para que ele seja significativo:

  • Specific (Específica) – definir uma área específica para melhoria;
  • Measurable (Mensurável) – quantificar ou sugerir um indicador de evolução;
  • Assignable (Atribuível) – especificar quem será responsável;
  • Realistic (Realista) – estabelecer que resultados podem ser alcançados, realisticamente;
  • Time-related (Temporal) – especificar quando o resultado pode ser alcançado.

Uma meta “smart” é a declaração de um resultado importante que se quer alcançar e/ou de um nível de desempenho esperado.

Algumas das características propostas no artigo acima citado sofreram alteração ao longo do tempo e estão detalhadas a seguir:

  1. Specific (Específica) – deve ser clara, objetiva e não gerar dúvida a respeito do seu foco. Deve indicar a direção a seguir e não a ação a tomar. Recomenda-se refletir sobre as seguintes perguntas: O que você quer alcançar?; Quem precisa ser envolvido?; Quando você quer fazer?; Por que é importante?
  2. Measurable (Mensurável) – deve estabelecer uma métrica para medir o progresso e determinar se você atingiu a meta. A fonte dos dados e a forma de coleta deve ser definida. A pergunta a ser feita é: Como posso medir o progresso e saber se tive sucesso em alcançar a meta?
  3. Achievable (Alcançável) – deve ser desafiadora e motivadora, mas possível de ser alcançada. Pode requerer o desenvolvimento de novas habilidades e mudança de atitude. Questione: Como atingir a meta?; Temos as habilidades, recursos e tempo necessários?
  4. Relevant (Relevante) – deve ser focada em algo que faça sentido para o negócio como um todo, ou seja, tenha relação com objetivos e metas corporativas. Pense: Por que estabelecer essa meta agora?; Está alinhada com os objetivos globais?
  5. Time-bound (Tempo limite) – definir uma data limite é fundamental. Estabelecer um prazo cria senso de urgência. Tenha em mente: Qual é o prazo final? É realista?

Após definir cada meta, validada pelo teste “SMART”, é preciso definir as iniciativas necessárias para alcançá-la.

Para que isso ocorra, deve-se estabelecer um plano de ação, no qual cada iniciativa deve demonstrar sua contribuição para que a meta seja atingida. Além disso, é preciso definir um responsável, o prazo e como a iniciativa será feita para que a meta seja alcançada. Também é necessário designar onde a iniciativa será realizada e, eventualmente, quanto será investido em sua execução.

Para orientar o estabelecimento do plano de ação, a sugestão é utilizar a metodologia 5W/2H. Mas esse é um outro assunto.

 

Fonte:

There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives – George T. Doran

SMART Goals: A How to Guide – University of California

Categorizados em: , , , , ,