João Alipio da Silva Costa Junho de 2021 Os líderes empresariais têm um suprimento diversificado e constantemente atualizado de ferramentas, metodologias e novas ondas de gestão de negócio. Todas prometendo serem a “última bolacha do pacote” em termos de sucesso empresarial.   Essa ampla oferta de soluções pode variar...

Você conhece alguma metodologia para estimular a criatividade e solucionar problemas? Você conhece a metodologia dos seis chapéus? Com as constantes mudanças sociais, culturais, profissionais e empresariais, cada vez mais o uso da criatividade para solucionar problemas torna-se competência fundamental!!! Existem várias formas de se estimular a criatividade para...

Prepare-se para o Impacto. Prepare sua empresa para o ESG – Environmental, Social and Governance. José Manuel de Nobrega 17/06/2021   Introdução “Embrace for the impact” (“Prepare-se para o Impacto”). Esta frase impactante foi dita pelo Comandante Sully Sullenberger momentos antes de efetuar um pouso forçado bem-sucedido no rio...

Propósito: a razão de ser de sua empresa (Carlos Bastos – 07/junho/21) A Mentalidade Enxuta (Lean Thinking) é uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos.   A gestão Lean tem como base o estabelecimento de um propósito claro,...

Como criar uma fundação sólida para a transformação digital João Alipio da Silva Costa Jun/2021 A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e entrega valor aos clientes. É também uma mudança cultural que...

Você sabe o que são indicadores de desempenho? Para que eles servem? Você já ouviu falar “Se você não pode medir, você não pode gerenciar” e o que isso quer dizer? Começando com duas frases famosas:   “Se você não pode medir, você não pode gerenciar” Peter Drucker.  ...

  (Carlos Bastos – 18/maio/21) O valor da solução, produto ou serviço que você oferece está intimamente ligado ao sucesso do cliente. Essa valorização está diretamente relacionada ao modo como a sua empresa trata o cliente. Customer success (Sucesso do Cliente) se refere à busca pela excelência na experiência...

João Alipio da Silva Costa 13/05/2021 Todas as organizações estão em evolução (acredite ou não). Algumas empresas são rápidas e lideram o processo de mudança e outras são lentas e reativas na transformação. Quando a diferença de velocidade de evolução é muito grande entre dois competidores, a empresa lenta...

Como está a sua empresa? Você tem verificado todos os possíveis cenários durante e pós pandemia? Você conhece um método chamado SWOT? Tadeu Yoshida Maio 2021   Tenho conversado com muitos amigos empresários, entendendo e debatendo sobre as dificuldades que estamos passando em função da pandemia do Covid-19. Nessas...

(Carlos Bastos – Abr/21) Diversas pesquisas apontam que uma parcela pequena das empresas que iniciam a implementação de um programa Lean sustentam os resultados e evoluem. Existem causas estruturais para isso, tais como: falta de comprometimento da alta administração, foco no curto prazo, não criação de uma cultura de...