Inovação tamanho P, M e G. Por onde começar?
23 de outubro de 2021João Alipio da Silva Costa
Outubro de 2021
A definição de inovação que eu uso e adotei, e que é mais aderente a tudo que eu estudei e pratiquei é:
“Inovação é a capacidade de gerar e executar novas ideias sejam elas para melhoria incremental, evolutiva ou revolucionária e começa com a criatividade”
O motivo de eu escolher essa definição é porque ela se casa perfeitamente com o meu entendimento e prática sobre a inovação e criatividade e, também, por causa da empresa que fez essa declaração. A empresa é a IDEO e é um símbolo da prática de inovação e criatividade.
Definir a inovação como tendo vários níveis é muito favorável. Muitas pessoas param o seu processo criativo porque ficam focadas na busca de inovações estilo Steven Jobs lançando o iPhone ou Elon Musk desenvolvendo foguete para ir à Marte. Existem vários níveis de inovação que são muito importantes para as empresas e pessoas. Vamos pensar na definição – a inovação pode ser incremental, evolutiva ou revolucionária.
Devemos pensar nas pequenas oportunidades de melhoria em nossas atividades diárias e de nossas equipes. O objetivo dessas melhorias é tornar o trabalho mais simples, com melhor qualidade, seguro, produtivo. Essas pequenas inovações incrementais se confundem com a melhoria contínua. A soma de muitas pessoas fazendo muitas dessas pequenas mudanças ao longo de muitos dias, meses e anos gera grandes resultados acumulados.
Num nível maior de impacto nos resultados, temos as inovações evolutivas. Nós podemos aumentar o impacto do processo criativo e da inovação quando buscamos mudanças no conjunto de um processo de trabalho, serviço ou produto gerado. Diferente das melhorias incrementais, as inovações evolutivas podem ser percebidas pelos clientes e no resultado do negócio de forma direta.
Por exemplo, uma empresa que muda todo a sua organização, a forma e distribuição de atividades e consegue reduzir o tempo de produzir uma peça de seu produto em 50 % pode ter uma grande vantagem competitiva tanto em custo como em produtividade. Talvez uma mudança como essa possa até ajudar a empresa a conquistar mercados. Esse tipo de inovação normalmente está ligado a uma combinação de várias melhorias, muitas delas incrementais, outras de maior impacto.
E temos também as inovações que são revolucionárias e de grande impacto na vida das pessoas, mercados e sociedade. Quando a Apple e a IBM popularizaram os computadores pessoais, eles causaram uma grande revolução que foi muito além de uma mudança tecnológica. A possibilidade de você se comunicar instantaneamente com uma pessoa em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita através da internet também é um exemplo de mudança radical com impacto na vida da sociedade e mercado.
É claro que essas grandes transformações nos chamam mais a atenção e geram muito mais resultados. Mas esse foco grandioso muitas vezes reprime o incrível potencial criativo que nós temos para melhorar o mundo ao nosso redor.
Se você ficar esperando chegar uma grande ideia para praticar a criatividade, você corre o risco de passar o tempo e não se desenvolver criativamente e não estar preparado quando a oportunidade se apresentar. Comece agora a colocar a sua criatividade em prática em todas as oportunidades que você tiver.
Vamos fazer um paralelo entre alguém que queira desenvolver a competência inovadora da sua organização, com uma pessoa que deseja se desenvolver na prática da corrida e se tornar um maratonista.
Vamos imaginar um esportista que foca o seu desenvolvimento somente correndo a maratona. Ele não se dedica a uma prática diária de exercício de condicionamento e preparação. O resultado dessa estratégia provavelmente será frustrante quanto ao resultado e dificilmente será sustentável.
O desenvolvimento de um ambiente, cultura e práticas inovadoras segue um caminho paralelo ao do esportista. É necessário que as pessoas tenham a oportunidade de práticas diárias de desenvolvimento do potencial criativo e inovação. Essa prática diária aumentará a prontidão, maturidade e motivação das pessoas para buscarem projetos cada vez mais ambiciosos e de maior impacto. Quando a organização deparar com grande oportunidade de promover uma inovação disruptiva, ela poderá contar com uma equipe preparada e engajada na mudança profunda.
Pense nisso, se você deseja que a sua organização realize grande inovações, comece dando a liberdade e condições para as pessoas serem criativas e inovadoras nas pequenas coisas.
Referência :https://www.ideou.com/pages/innovation
Categorizados em: Ambiente para Inovação, Criatividade, Destaque, Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Inovação, Sem categoria, Transformação Digital