Prepare sua empresa para o ESG – Environmental, Social and Governance

Publicado por em 17 de junho de 2021

Prepare-se para o Impacto. Prepare sua empresa para o ESGEnvironmental, Social and Governance.

José Manuel de Nobrega

17/06/2021

 

Introdução

“Embrace for the impact” (“Prepare-se para o Impacto”). Esta frase impactante foi dita pelo Comandante Sully Sullenberger momentos antes de efetuar um pouso forçado bem-sucedido no rio Hudson, em Nova Iorque, durante uma emergência no voo . Durante a decolagem, a aeronave sofreu um birdstrike (colisão com aves), ficando sem potência nos dois motores.

Com a introdução acima, gostaríamos de mostrar neste post a importância para as empresas estarem preparadas para a implementação do programa ESG em sua empresa.

 

O que é o ESG?

O termo ESG vem do inglês Environmental, Social & Governance, ou em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança. O ESG representa, dentro do modelo de gestão da empresa, uma estratégia com valores e critérios éticos que uma companhia desenvolve com o objetivo de melhorar o seu relacionamento com o meio ambiente e com a sociedade.

É importante destacar que ESG não é um investimento em si. Embora muitas siglas do mercado financeiro representem um ativo ou uma modalidade de investimento, neste caso, as letras se referem a uma estratégia.

Mas o que esses termos querem dizer na prática? Basicamente, os investidores ou gestores de fundos, em busca de ativos ESG, procuram empresas que sejam bem classificadas nos fatores de responsabilidade ambiental, cuidado social e governança corporativa. Cada vez mais os investidores estão preferindo ativos que estejam alinhados com tais princípios.

Vendo essa mudança no comportamento da sociedade, as empresas têm procurado disseminar esta cultura, não só internamente, mas também nas relações com clientes, fornecedores e acionistas. Dessa forma, o ESG está mais ligado a processos que uma empresa cria para ter uma melhor governança, cuidado com o meio ambiente e com a sociedade. É neste momento que a 55 PRO Consultoria pode contribuir com a implementação da estratégia ESG em sua empresa.  Descrevo mais abaixo como pode ser feito este suporte.

 

Quais as principais características da estratégia?

Como você viu, ESG não é um tipo de investimento em si, mas uma estratégia utilizada para selecionar ativos. Em outras palavras, o investidor terá esses elementos em mente na hora de direcionar seus recursos no mercado de capitais.

De modo geral, nem sempre é possível encontrar empresas que tenham bons níveis nos três fatores. Especialmente no Brasil, onde a tradição ESG ainda está se fortalecendo. Por isso, a busca é por identificar companhias que apresentem iniciativas em pelo menos um critério.

 

O ponto central é que o negócio tenha evidente preocupação e comprometimento com a melhoria ambiental e socioeconômica do seu entorno. Além, claro, de apresentar transparência e qualidade na relação com seus funcionários, líderes e investidores.

 

Os fatores ESG

O critério ESG traz 3 grandes pilares para avaliar uma empresa: ambiental, social e governança corporativa. Assim, além de verificar se a companhia é financeiramente saudável e lucrativa, pode-se saber se ela também é socialmente e ambientalmente consciente.

Conheça cada um dos pilares do ESG:

E (Environment, ou ambiente): Avalia a responsabilidade da empresa com o meio ambiente e a sustentabilidade nas suas operações;

S (Social): Analisa como a empresa gerencia o relacionamento com seus colaboradores, fornecedores, clientes e toda a comunidade;

G (Governança corporativa): Como é o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, entre outros.

 

Por que o ESG é importante?

Você agora sabe o que é a estratégia ESG nos investimentos e conhece mais detalhes sobre cada critério. Mas, afinal, eles são mesmo importantes para investidores?

Eles têm importância, claro. Muitas pessoas estão considerando tais valores na hora de decidir onde consumir — e quais empresas apoiar. Assim, companhias podem manchar a reputação e sofrer prejuízos caso sejam envolvidas em escândalos por falta de ética ou cuidado ambiental, por exemplo.

 

Além dos consumidores, muitos investidores também têm preferido dar suporte a negócios que são sustentáveis. Quando isso envolve grandes investidores e gestores de fundos, os aportes fazem diferença e pressionam as empresas a atentarem para os fatores ESG.

Os motivos para que as empresas alcancem sucesso são muitos e partem de questões lógicas. Por exemplo, uma que já citamos: o impacto social atrai novos consumidores e ajuda o negócio a se consolidar no mercado. Assim, a receita e o lucro podem crescer.

Esta semana, a Coca Cola Company perdeu perto de quatro bilhões de dólares em valor da empresa pelo simples gesto do futebolista Português Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas do líquido Coca Cola de sua frente e ter pego uma garrafa de água.

 

Vantagens das empresas ESG

As companhias que atendem aos critérios do ESG tendem a apresentar algumas vantagens para os investidores como:

  • Competitividade de longo prazo;
  • Investimento socialmente positivo;
  • Mais fundamentos para aplicação.

Com a maior consciência social e ambiental da população, a tendência é que, no longo prazo, empresas que não seguem esses critérios sejam retiradas do mercado pelos próprios consumidores. Sem contar que os impactos gerados por determinado bem ou serviço podem ser benéficos, melhorando nossa vida enquanto sociedade. Principalmente para o longo prazo, esses critérios sociais, ambientais e de governança corporativa tendem a ser cada vez mais fundamentais.

Potencializar o aumento de receita de clientes que se preocupam com questões de ESG, e possibilitar a redução de custos através da melhor gestão de recursos naturais.

 

Nosso suporte – 55 PRO Consultoria

A 55 PRO pode suportar as organizações ao longo da sua jornada de sustentabilidade, oferecendo uma abordagem holística e integrada, abrangendo os elementos necessários para traçar o caminho de valor para o futuro e sua excelência operacional.

Seja para uma avaliação inicial, entendimento de oportunidades e definição dos objetivos de sustentabilidade, ou no planejamento, implementação e manutenção de programas ESG, oferecemos um amplo escopo de serviços que aliam gestão de riscos corporativos e compliance, para o desenvolvimento de estratégias, estruturas, políticas, processos, controles e indicadores que alavancam o cumprimento dos critérios ESG e seus benefícios.

Podemos portanto em resumo, suportar a avaliar a maturidade do programa, entender e definir objetivos, diagnóstico e avaliação da maturidade, SWOT e análise de cenários, suportar em benchmarking empresarial, avaliar gerenciamento de dados, estruturação de modelos de relatórios ESG, plano de melhoria contínua, suportar no modelo de governança, gestão de riscos de terceiros, auditoria interna, change management, e outras ações que sejam necessárias para implementar o Programa ESG.

Categorizados em: